top of page
  • Foto do escritorpagina31

Um livro é um amigo - como incentivar os nossos filhos a ler

Todos nós sabemos os benefícios que a leitura tem na vida de uma contribuindo para a formação de um cidadão mais critico e mais criativo.

É, por isso, muito importante que o incentivo à leitura comece cedo e em casa.

Ler auxilia nos mais variados campos intelectuais e sociais das crianças.


Através da leitura as crianças estimulam o desenvolvimento pessoal e torna-se mais fácil desenvolver as habilidades de comunicação, uma competência essencial para as suas futuras relações.


O sentido critico fica mais apurado, importante para o progresso intelectual contribuindo para a argumentação e opinião.


Os livros são óptimos companheiros de tempos livres. São tantos os estilos, as histórias, as aventuras que o tédio é combatido com a leitura ao mesmo tempo que os nossos filhos ampliam horizontes.


O aumento de vocabulário é notório com a leitura. Para as crianças, sobretudo, é uma ótima forma de desenvolver suas habilidades de compreensão para que consigam opinar, criticar e ter maior enriquecimento cultural, intelectual e social.


A escrita também sai beneficiada com leitura. Quanto mais os nossos filhos lêem, menos erros dão e a sua criatividade escrita aumenta com a quantidade de estimulo e conhecimento que adquirem com os livros que lêem.


Os livros ajudam a estimular e a libertar emoções. Os nossos filhos experienciam sentimentos como medo, excitação, compaixão e outros tantos importantes para o seu desenvolvimento social


Os livros com as suas histórias fazem sonhar e todas as crianças têm o direito de sonhar.

A sua imaginação aumenta, assim como a sua motivação.


Nunca é cedo demais para estimular a leitura nos nossos filhos. Este habito pode começar até com os bebes ainda na barriga da mãe.


Deixo aqui 5 dicas para incentivar o gosto pela leitura nos mais pequenos:


1. Faça da leitura uma rotina

As crianças devem ser inseridas no mundo da leitura muito antes de serem alfabetizadas.

Leia para os seus filhos antes de dormir, incentive-a a manusear as obras e a entender que os livros são verdadeiros portais para a diversão.


2. Leve o seu filho a uma livraria ou a uma biblioteca

Levar os nossos filhos e deixar que escolham os livros num ambiente em que outras crianças também estão a ler ou a ver livros vai estimular o seu gosto literário

3. Crie ambientes propícios à leitura

Há livros para todas as idades. Para os mais pequenos comece a deixar livros junto dos brinquedos para que estejam acessíveis. Para os mais velhos, crie uma zona na casa para os seus livros de forma.


4. Dê o exemplo

Não basta dizer, tem também de o fazer. Se pegar num livro com frequência os seus filhos vão seguir o seu exemplo.


5. Procure creches e escolas que incentivem a leitura

Procure creches e escolas que tenham uma boa biblioteca e incentivem a leitura não só na sala de aula, mas em actividades extra-curriculares.


Em jeito de resumo, a leitura aumenta a imaginação, desenvolve a capacidade criativa e promove melhorias na língua e na comunicação.

Acima de tudo, um livro fomenta a imaginação das crianças e alimenta o sonho.




36 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page