pagina31
Roteiro para 3 dias no Gerês
A pequena pausa do carnaval permitiu que fizéssemos um pequeno retiro em família no Gerês para recarregar baterias no meio da natureza, como tanto gostamos.
Queria partilhar aqui que, para quem é do norte do país, temos aqui tão perto pequenos paraísos dos quais podemos usufruir, sem grandes planos nem equipamentos, apenas sentir.
Para além disso, fortalecer laços em família, criando memórias boas para sempre a fazer algo tão simples como caminhar, respirar e sorrir.
Partimos de Braga na segunda-feira após almoço rumo à nossa casa para os próximos dias - A Casa do Azevim - um alojamento local maravilhoso que já queríamos conhecer há muito.

A Casa do Azevim fica localizada na Bouça dos Homens, bem lá no alto do Gerês, quase em Melgaço.
É uma pequena casinha situada no meios de montanhas que está de tal forma bem decorada e preparada que acolhe os hóspedes com carinho. Sentimos isso mesmo quando lá chegamos.
Tudo isto, fruto do trabalho maravilhosa dos anfitriões Sofia e Henrique e do pequeno Martim.
Desde uma casa quentinha, encontramos tudo o que precisávamos e ainda um delicioso bolo de Chia feito pelo Martim.
Se pretendem uma escapadela na natureza e no sossego onde não vos falte nada e se sentem abraçados pelos sabores e cheiros da montanha, escolham a Casa do Azevim.


Tendo nós duas crianças ainda pequenas, optamos por nessa tarde colocar pés ao caminho e conhecer as redondezas mais perto, fazendo logo muitos amigos, entre cães , gatos e vacas.

Com o frio e o entardecer, resolvemos apontar baterias para o dia seguinte.
Este começou bem cedo com uma caminhada de 4 km onde pudemos explorar a Mamoa do Batateiro - um monumento megalítico de razoáveis dimensões, constituída por sete esteios - e dar um passeio pelo Trilho da Bouça dos Homens. Não o completamos mas valeu cada passo.

Para almoçar fomos conhecer o Brandeiro, um restaurante típico muito bonito e bem situado na Branda da Aveleira. A Branda da Aveleira é uma das muitas brandas de pastoreio existentes na região de Melgaço – locais em terras altas onde os pastores passavam os meses mais quentes do ano, com os seus rebanhos. Depois de almoço ainda conseguimos passear na aldeia existente aqui e apreciar a vista maravilhosa, por entre o silêncio apenas quebrado pelos chocalhos das vacas.
A chuva não nos deixou fazer muito mais, por isso, prometemos voltar para conhecer melhor esta zona tão bonita, numa outra estação do ano.

Esta foto pertence a Aldeias de Portugal
Mas nada disto impediu os dias produtivos de partilha família. A Casa do Azevim deixo-nos um leque de jogos em família que nos deliciaram e entreteram por horas, antes e pós o jantar.
Quarta-feira, dia de regresso, optamos por voltar a Braga pelo Mezio.
Entramos por uma das Portas do Parque Nacional Peneda Gerês e fomos visitar o mágico baloiço do Mezio.

Acabamos por conhecer o Parque Biológico do Mezio que tem disponível um leque de muitas atividades para os mais pequenos, um parque de merendas e um pequeno zoológico.

E suma, tirar um tempo em família e na natureza é das melhores coisas que podemos fazer.
Revitaliza-nos o espirito.
Partilhamos momentos, experiências e carinho.
Fomos aqui tão perto e parece que saímos para tão longe.
Sintam. Parem. Respirem e Aproveitem.